1ª Conferência Internacional “Resolução de Conflitos e Estudos da Paz” | 29 e 30 de Novembro

ORADOR CONVIDADO

Parfait Onanga-Anyanga

Representante Especial das Nações Unidas para a República Centro-Africana e Chefe da Missão Multidimensional de Estabilização Integrada das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA).

 

ApresentaçãoProjectoChamada de artigos - Processo ConcluídoComissõesProgramaLocalizaçãoInscreva-se aquiEnglish version
A ausência de justiça, nas suas diversas expressões, não proporciona ambientes seguros e, em última análise, não conduz ao estabelecimento de um clima de paz na sociedade.Pretende-se que na conferência se apliquem os conceitos, as técnicas e os instrumentos de Gestão e Resolução de Conflitos, sublinhando as capacidades e limitações de cada um deles.

A conferência é organizada em torno de painéis temáticos para conflitos nas áreas regionais de África, Grande Médio Oriente e em Outras Áreas Geográficas e para aspetos teóricos da resolução de conflitos e dos estudos da paz. Irá abordar os conflitos violentos e não-violentos mas com potencial desestabilizador, entre e no interior de Estados e nações e, por conseguinte, tratar as questões de poder e os interesses que lhes estão associados.Os artigos apresentados serão considerados para publicação num de dois formatos: na revista JANUS.NET, e-journal of International Relations (bilingue, acesso aberto, SCOPUS) ou num livro publicado pela UAL/OBSERVARE.São aceites comunicações em Português ou Inglês.

O projeto “Gestão e Resolução de Conflitos” é desenvolvido na linha de investigação do OBSERVARE “Estudos de Segurança, da Paz e da Guerra” desde 2015 com o objetivo de desenvolvimento de uma área de trabalho com competências de investigação académica, investigação aplicada para recomendação de políticas e formação pós-graduada na área da gestão e resolução de conflitos.

Na primeira fase, já concluida (Maio de 2015 a Julho de 2018), o projeto foi co-coordenado pelo General Carlos Branco e Prof. Ricardo Sousa. Esta fase teve como objetivo realizar um levantamento do estado da arte do quadro teórico da Gestão e Resolução de Conflitos conduzindo a duas publicações:

• Número temático na revista JANUS.NET, e-journal of International Relations Vol. 7, Nº. 1 (Maio-Outubro 2016) co-editado por Carlos Branco e Ricardo Sousa. Publicado em Português e Inglês. [link]

• Livro intitulado “Incursões na Teoria da Resolução de Conflitos”. Lisboa: OBSERVARE-UAL, 2017, coeditado por Carlos Branco, Ricardo Sousa e Gilberto Oliveira. Publicado em Português. [link]

Na segunda fase, iniciada em Agosto de 2018, o projeto é coordenado pelo Prof. Ricardo Sousa. Nesta fase pretende-se aplicar o quadro teórico identificado anteriormente ao estudo de caso concretos. Nesse sentido realizar-se-á em 28 e 29 de Novembro de 2018 uma conferência internacional que culminará com duas publicações em 2019: um número temático da revista JANUS.NET, e-journal of International Relations (SCOPUS) e um livro.

A ausência de justiça, nas suas diversas expressões, não proporciona ambientes seguros e, em última análise, não conduz ao estabelecimento de um clima de paz na sociedade.

Pretende-se que na conferência se apliquem os conceitos, as técnicas e os instrumentos de Gestão e Resolução de Conflitos, sublinhando as capacidades e limitações de cada um deles. A conferência irá abordar os conflitos violentos e não-violentos mas com potencial desestabilizador, entre e no interior de Estados e nações e, por conseguinte, trata as questões de poder e os interesses que lhes estão associados.

Desejamos que as comunicações abordem um largo leque de atividades, desde a prevenção de conflitos até à construção da paz passando pela gestão da violência, reforma do setor de segurança e construção de instituições; em conflitos, tanto intra como inter Estados, qualquer que seja: a sua origem (religiosa, étnica, etc.), o papel dos atores informais e dos atores externos, a importância desses conflitos nas diferentes ordens políticas regionais e os métodos e estratégias adotadas (mediação, uso da força, comissões da verdade, diplomacia de segunda via, etc.) para mitigar divergências. Estamos particularmente interessados em perceber como é que esses diferentes aspetos podem afetar os processos de obtenção e manutenção da paz.

As comunicações poderão abordar tanto questões teóricas e metodológicas como empíricas da resolução de conflitos, estas últimas centradas em estudos de caso.
Temos particular interesse em os estudos de caso a) serem de conflitos relevantes para o interesse geoestratégico de Portugal (por exemplo no Norte de África e Sahel), para as regiões onde se inserem, ou com relevância global, b) ilustrarem a utilização dos diferentes conceitos, técnicas e instrumentos de resolução de conflitos, c) ou que abordem o papel das organizações multilaterais com um mandato de segurança.

A conferência é organizada em torno de painéis temáticos para conflitos nas áreas regionais de África, Grande Médio Oriente e em Outras Áreas Geográficas e para aspetos teóricos da resolução de conflitos e dos estudos da paz.
Os artigos apresentados na conferência serão considerados para publicação em um de dois formatos: na revista JANUS.NET, e-journal of International Relations (bilingue, SCOPUS) ou em um livro publicado pela UAL/OBSERVARE.

São aceites comunicações em Português ou Inglês.

As propostas deverão ser enviadas com:

– Resumo/abstract até 200/300 palavras
– Descrição biográfica resumida dos/as autores/as onde estejam incluídos a respetiva afiliação, local e País, bem como do(s) e-mail(s) de contacto.

Informação sobre as propostas ou outras questões sobre a conferência devem ser endereçadas para o seguinte email: conflictresolutionpeacestudies@autonoma.pt

Comissão Organizadora

Luís Moita
Professor Catedrático, UAL, Portugal

Ricardo Sousa
Professor Auxiliar, UAL, Portugal

Cristina Dias
Gabinete de Apoio à Investigação e Desenvolvimento, UAL, Portugal

Manuel Serejo
Coordenador, Gabinete de Comunicação e Relações Externas, UAL, Portugal

Paula Pereira
Investigadora, OBSERVARE, UAL

Rita Romeiras
Designer, UAL, Portugal

Comissão Científica

Luís Moita
Professor Catedrático, UAL, Portugal

Luís Tomé
Professor Associado, UAL, Portugal

Ricardo Sousa
Professor Auxiliar, UAL, Portugal

Paula Pereira
Investigadora, OBSERVARE, UAL, Portugal

José Manuel Pureza
Professor, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal

Gilberto Oliveira
Professor-Adjunto, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Ermelinda Liberato
Professora Auxiliar, Universidade Agostinho Neto, Angola

Ana Santos Pinto
Professora Auxiliar, FCSH –UNL, Portugal

Teresa Cravo
Professora Auxiliar, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal

Anícia Lala
Assessora Senior, DCAF’s International Security Sector Advisory Team, Genebra, Suíça

Raquel Freire
Professora Associada, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal

Alexandra Magnólia Dias
Professora Auxiliar, FCSH –UNL, Portugal

29 de Novembro 2018 – Quinta-feira

9h – Recepção dos conferencistas

9h30 – SESSÃO DE ABERTURA – Especialista sobre o conflito na República Centro Africana

Parfait Onanga-Anyanga
Representante Especial do Secretário-geral da ONU e chefe da MINUSCA.

11h – Café

11h15 – PAINEL 1 – África

12h45 – Almoço

14h00 – PAINEL 2 – Médio Oriente

15h30 – Café

15h45 – PAINEL 3 – Outras áreas geográficas

17h15 – Fim do primeiro dia ou fim da conferência

30 de Novembro 2018 – Sexta-feira

9h30 – PAINEL 4 – África

11h – Café

11h15 – PAINEL 5 – Médio Oriente

12h45 – Almoço

14h00 – PAINEL 6 – Outras áreas geográficas

15h30 – Café

15h45 – 17h15 – SESSÃO DE ENCERRAMENTO

17H15 – FIM DA CONFERÊNCIA

 

INSCRIÇÕES OBRIGATÓRIAS aqui.

 

Descubra Portugal