History, Archaeology and Heritage

Diário da República, 2.ª sérire - N.º 187 - 27 de setembro de 2018

Análise documental e entrevista individual.


The Master program aims to provide advanced training in History, Archaeology and Heritage. It aims to provide specialized staff with multidisciplinary knowledge and contribute to further research and innovative projects.

    Plano Curricular

    • Adquirir recursos para promover a prática da investigação nas áreas da História e da Arqueologia.
    • Compreender os processos e estratégias de desenvolvimento de programas de investigação.
    • Desenvolver o exercício da prática profissional, na promoção de estudos e na formulação de problemáticas com vista à valorização e salvaguarda do património cultural.
    • Consolidar capacidades para uma aprendizagem continuada.
    • Desenvolver competências para a difusão e partilha diferenciada dos processos em estudo.
    • Adquirir e praticar espírito crítico.

    • Compreender o passado humano.
    • Conhecer o desenrolar dos acontecimentos ao longo do tempo das comunidades mais primitivas a época clássica.
    • Integrar cronológica e culturalmente cada um dos estados definidos.
    • Compreender o Homem, a cultura material e o seu comportamento nas suas diferentes vertentes.

    • Distinguir e caracterizar o património cultural material do imaterial.
    • Conhecer a evolução histórica do conceito de património e as suas modalidades.
    • Identificar os diversos valores do património atribuídos pelo homem ou pela comunidade.
    • Compreender a relevância da inventariação e catalogação do património, como ponto de partida básico para a sua valorização, salvaguarda de utilização.
    • Praticar a metodologia relativa a organização do inventário e do património.
    • Adquirir conhecimentos elementares sobre a conservação do património, com destaque para a conservação preventiva e sua importância na salvaguarda do património.
    • Adquirir princípios básicos de gestão, aplicados ao domínio do património, no âmbito de instituições museológicas, autárquicas, associações, fundações, agências e operadores turísticos, que se dediquem, sobretudo, a modalidade de turismo cultural.
    • Identificar e utilizar os diferentes meios de divulgação das atividades relacionadas com o património.

    • Promover o conhecimento das principais correntes conceptuais relativas ao património artístico nomeadamente nos domínios da identificação, inventariação, classificação, conservação, restauro e divulgação.
    • Dotar os alunos dos instrumentos de análise e das competências indispensáveis ao entendimento da evolução do conceito de património artístico e monumental e respetivas formas de aplicação particularmente nos séculos XIX e XX.
    • Sensibilizar os estudantes relativamente aos fatores que influenciaram essa evolução, tendo presente as principais ameaças ocasionais (do erro humano aos conflitos bélicos e aos acidentes naturais) ou programadas (alterações do gosto, iconoclastias, intolerâncias, credos, ideologias e totalitarismos).
    • Preparar os alunos através dos conhecimentos adquiridos e do desenvolvimento de processos de investigação para a interpretação rigorosa e atualizada das grandes questões do presente em matéria patrimonial e respetiva resolução em sede profissional.

    Objetivos Gerais

    • Familiarizar o aluno com a metodologia científica e os conceitos de trabalhos científicos digitais.
    • Desenvolver a capacidade de observação crítica e de elaboração de um projeto científico com recurso a ferramentas tecnológicas.
    • Considerar a dimensão digital como uma plataforma de comunicação plural.
    • Proporcionar o conhecimento de instrumentos e técnicas de apoio na pesquisa científica.
    • Avaliação de diferentes cenários que permitam uma atuação integrada.

    Objetivos Específicos

    • Desenvolver a capacidade de redação científica.
    • Promover o pensamento crítico, através da argumentação e confronto de ideias.
    • Dar a conhecer diferentes formas de fazer pesquisa.
    • Hostilizar toda e qualquer situação de plágio.
    • Orientar a preparação de trabalhos, projetos, artigos ou outros.

    • Conhecer as origens e a evolução da história das empresas, das organizações e das instituições.
    • Identificar o interesse desta recente modalidade historiográfica, quer para as organizações e instituições estudadas, quer para um melhor conhecimento da história politica, cultural e socioeconómica, a nível nacional, regional e local.
    • Compreender a relevância dos diversos tipos de arquivos para o estudo desta temática, designadamente os “lugares de memória”, constituídos por arquivos públicos (nacionais e autárquicos) e privadas, sensibilizando os proprietários para a sua organização, salvaguarda e abertura aos investigadores.
    • Conhecer as fontes essenciais para a investigação da história das organizações, desde as legislativas as notariais, da imprensa local e regional as arquivísticas, resultante do desempenho da respetiva atividade.

    • Identificar a arqueologia como ciência, dotada de autonomia e metodologia próprias.
    • Distinguir as varias épocas da arqueologia e conhecer os traços da sua evolução histórica e da evolução dos principais métodos utilizados.
    • Conhecer a multiplicidade de fontes utilizadas em arqueologia e os procedimentos relativamente a sua exploração com sentido critico.
    • Conhecer a utilidade da arqueologia como ciência ‒ a nível da investigação e do ensino-aprendizagem ‒ e como “ciência aplicada”, no estudo e salvaguarda de vestígios arqueológicos relevantes, em situação de perigo iminente de destruição ou degradação.
    • Caracterizar as três revoluções industriais dos últimos dois seculos, tecnologias predominantes e o património industrial legado.
    • Conhecer a legislação de enquadramento da arqueologia e da sua prática.
    • Aprender a elaborar relatórios de intervenções arqueológicas e conhecer as regras essenciais da sua apresentação e divulgação.

    • Promover o conhecimento das principais correntes conceptuais relativas ao património artístico nomeadamente nos domínios da identificação, inventariação, classificação, conservação, restauro e divulgação.
    • Dotar os alunos dos instrumentos de análise e das competências indispensáveis ao entendimento da evolução do conceito de património artístico e monumental e respetivas formas de aplicação particularmente nos séculos XIX e XX.
    • Sensibilizar os estudantes relativamente aos fatores que influenciaram essa evolução, tendo presente as principais ameaças ocasionais (do erro humano aos conflitos bélicos e aos acidentes naturais) ou programadas (alterações do gosto, iconoclastias, intolerâncias, credos, ideologias e totalitarismos).
    • Preparar os alunos, através dos conhecimentos adquiridos e do desenvolvimento de processos de investigação, para a interpretação rigorosa e atualizada das grandes questões do presente em matéria patrimonial e respetiva resolução em sede profissional.

    • Caracterizar o Turismo Cultural e suas especificidades.
    • Distinguir pontos comuns e diferenças principais entre Turismo de Massas e Turismo Cultural.
    • Adquirir competências, a nível operacional, que permitam ao aluno transformar recursos em produtos turísticos, com forte componente cultural.
    • Desenvolver capacidades de gestão e organização, no âmbito da conceção e organização de rotas e circuitos turísticos e da execução de materiais pedagógicos de apoio.
    • Compreender as problemáticas relacionadas com o desenvolvimento, incrementando-o através de atividades turísticas culturais.
    • Aprofundar competências que permitam envolver especialistas, técnicos, políticos autarcas, comunidades e seus representantes, em ações que atraiam e mobilizem turistas com interesses culturais diversificados ‒ museus, estruturas arquitetónicas e tecnológicas, gastronomia, folclores e belezas naturais ‒, angariando recursos que fomentem o desenvolvimento.

    • Proporcionar reflexões previas sobre memoria e tempos do Historiador: epistemologia e metodologia.
    • Refletir criticamente sobre passado, memória, projeção: o estudioso e a cidadania.
    • Trabalhar a problemática de uma memoria cientificamente construída – o passado ‘fala’ ao presente?
    • Abordar exemplificada mente a memória nas suas dimensões histórica, cívica e literária.

    • Compreender o estudo parcelar da História de Portugal, com o território dividido em regiões onde se assinalam as localidades que mais contribuíram para o desenrolar das políticas culturais, económicas e sociais do nosso País.
    • Integrar culturalmente os exemplares arquitetónicos de nascimento dos nossos principais escritores, que melhor representaram as regiões e os seus locais, a contribuição dos artistas (escultores, pintores, arquitetos…), o desenvolvimento económico e a diversidade de estratégias agrícolas e comerciais, internas e para o estrangeiro.
    • Conhecer a arquitetura religiosa, militar e civil mais saliente, ao longo da nossa História, museus e bibliotecas, nas diversas regiões e localidades das mesmas.
    • Entender a geografia física e humana do Interior e do Litoral.
    • Apetrechar os mestrandos com conhecimentos variados, a fim de melhor escolherem os temas das suas dissertações: o espaço, o tempo e o trabalho.

    • Estudar a história da alimentação e da mesa numa visão alargada e interdisciplinar dos aspetos económicos, sociais, religiosos, culturais e simbólicos que a temática envolve.
    • Evidenciar este campo de estudos como integrador e complexo, pois a alimentação é um ato natural para o sustento do homem, mas também uma prática cultural, convocando o corpo e o espírito.
    • Dar a conhecer comportamentos alimentares do homem como objeto dos olhares de diversas ciências – antropologia, sociologia, história, literatura, arte – que os procuraram captar nas suas poliédricas dimensões.
    • Sublinhar a renovação epistemológica do século passado, que valorizou a história da vida quotidiana, a cultura material e as mentalidades, onde a história da alimentação surgiu como um campo historiográfico interdisciplinar de grande significado.
    • Demonstrar a intensificação do interesse pela temática, dada a valorização dos patrimónios alimentares, da gastronomia e do turismo.

    • Dotar e consolidar competências de investigação nos estudantes.
    • Apoiar os discentes na definição e formulação dos objetivos da pesquisa.
    • Munir os estudantes de capacidades de pesquisa bibliográfica e recolha de informação apropriadas e significativas para o tema eleito.
    • Criar alicerces para a apresentação pública da investigação em curso e sua discussão pelos pares.
    • Promover a clareza do objeto e do objetivo da investigação.
    • Apoiar a organização de uma metodologia científica adequada ao objeto da pesquisa.
    • Promover o domínio da análise quantitativa e qualitativa de dados da pesquisa.
    • Triangular o quadro teórico, os objetivos e os dados analisados.
    • Alicerçar o espírito crítico dos alunos

    • Consolidar e aplicar os conhecimentos adquiridos na UC Seminário de Investigação.
    • Familiarização com o tema da dissertação, com o estado da arte no domínio eleito
    • Realização de trabalho preliminar que incida numa boa apresentação de resultados.
    • Refletir criticamente sobre a temática eleita.
    • Elaborar e apresentar um plano de um projeto de dissertação, incluindo o respetivo estado da arte, no tema eleito.
    • Interpretar uma proposta de trabalho de investigação e sugerir eventuais melhoramentos ou contributos.
    • Pesquisar autonomamente no tema de investigação escolhido
    • Descrever o processo de divulgação científica e de publicação de resultados, preparar trabalhos para avaliação por pares.
    • Planear o trabalho e criar um cronograma para a dissertação

    • Os estudantes devem adquirir novas competências capazes de integrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
    • Os estudantes devem realizar um trabalho de investigação sobre um tema das áreas lecionadas com vista à elaboração de uma dissertação de Mestrado, que culmina com respetiva apresentação pública.