Applied Communication

Início a 13 de Março | Pós-Laboral

The Master Program in Applied Communication at Universidade Autónoma de Lisboa is a multidisciplinary, labour-market oriented program, aimed at providing advanced training in Digital Communication, i.e., mastering skills in different scientific fields, such as digital storytelling, digital marketing and e-governance.

The classes are held in the Communication Labs, where multiple platform equipment is available to meet the required crossmedia needs.

The theoretical-practical approach is complemented by deep analysis and discussion of major topics in Communication Sciences, such as Communication and Public Space, Media Literacy, the Portuguese media market and the Portuguese-language media market.

 

Application Requirements

Pursuant to Article 6 of the Regulation on Master and PhD Programs at UAL, applicants to the Master program include:

  • Those holding a Bachelor degree or legally equivalent degree in the scientific field of the Master or in a similar field, who are approved by the Scientific Commission of the Department responsible for the program;
  • Those holding a foreign 1st studies cycle diploma awarded by the Higher Education Institution from a State that acceded to the principles of the Bologna Process..
  • Those holding a foreign higher education diploma recognized as meeting the objectives of a Bachelor degree by the Scientific Commission of the Department responsible for the program.
  • In duly justified cases, applicants to the Master program are accepted whose education, scientific or professional background are relevant to attend the studies cycle and which are recognized as such by the Scientific Council, upon opinion by the Scientific Commission of the Department responsible for the program.

    Plano Curricular

    - Prof. Doutor Luís Lima

    • Pensar a experiência do utilizador contemporâneo mediante as novas tecnologias da comunicação;
    • Adquirir competências para o desenvolvimento conceptual de narrativas interativas;
    • Compreender a necessidade de adaptação de conteúdos multimédia para dispositivos e plataformas distintas;
    • Conceber e produzir narrativas adequadas à especificidade de cada projeto;
    • Compreender as vantagens dos audiovisuais para uma comunicação imersiva;
    • Pensar o digital storytelling como ferramenta de comunicação eficaz e complexa;
    • Analisar os potenciais recursos audiovisuais e identificar os seus efeitos como produtores de percepções e afeções no receptor;
    • Adaptar e criar conteúdos digitais na comunicação de histórias;
    • Analisar e decidir recursos multimédia mais adequados ao objectivo da história.

    - Prof. Doutor Vítor Tomé

    • Compreender o conceito de Educação para os Media / Literacia dos Media no contexto atual de convergência dos media;
    • Identificar atividades adequadas ao desenvolvimento da operacionalização da Educação para os Media /Literacia dos Media;
    • Analisar criticamente conteúdos mediáticos multimodais;
    • Compreender a importância da aquisição de competências de Literacia Mediática para o exercício de uma cidadania ativa e inclusiva no século XXI.

    - Prof. Doutor Hélder Filipe Prior

    • Compreender e descrever as transformações históricas e sociais da ideia de Espaço Público;
    • Reflectir criticamente sobre os conceitos “público”, “privado”, “opinião pública”, “sociedade civil” e “deliberação democrática”;
    • Discutir as relações entre a Política e a Comunicação nas sociedades contemporâneas, com especial destaque para o papel da comunicação digital na configuração do novo Espaço Público;
    • Analisar os novos modos de comunicação e interacção no espaço público e avaliar criticamente o seu impacto social;
    • Desenvolver competências de investigação.

    - Prof. Doutor Bruno Carriço Reis

    No final da UC o aluno deverá ser capaz de;

    • planificar uma investigação académica;
    • realizar uma aproximação científica a um tema previamente delimitado;
    • utilizar ferramentas informáticas que auxiliem na praxis investigativa.

    - Prof. Doutor Georg Dutschke

    Pretende-se que os alunos possam aprender a estruturar um projeto de negócio digital. Concretamente, como desenvolver o modelo conceptual, modelo de negócio, validar o conceito, estimar a sua sustentabilidade, como propor a possíveis investidores.

    - Prof.ª Doutora Ioli Campos

    • Adquirir conhecimentos teóricos e metodológicos que possibilitem a observação, análise e explicação de conteúdos noticiosos e respectivos enquadramentos em cross-media;
    • Desenvolver uma perspetiva crítica sobre os enquadramentos mediáticos no novo ecossistema dos media;
    • Dominar os critérios de noticiabilidade dos acontecimentos e os conceitos de agendamento e enquadramento noticioso;
    • Compreender a visibilidade das temáticas nos media (e respetivos suportes) e quais as justificações inerentes a esses enquadramentos jornalísticos;
    • Analisar os conceitos de framing e agenda-setting à luz de um ecossistema mediático centrado na convergência digital;
    • Estudar os modelos analíticos e ferramentas metodológicas para a análise de conteúdos jornalísticos a partir de estudos de caso.

    - Prof.ª Doutora Maria do Carmo Piçarra

    Pretende-se que os/as aluno/as consigam discutir de modo fundamentado conceitos/postulados/autores que enquadram e problematizam as concepções identitárias subjacentes à constituição dos campos mediáticos em língua portuguesa.

    - Prof. Doutor Bruno Carriço Reis

    Planificar a investigação: da formatação à linguagem científica; potencialidades e limitações da Dissertação e do Projecto Final; etapas do procedimento metodológico; discussão do plano de trabalho final: debate e reflexão dos procedimentos adoptados.

    Desenvolvimento de Dissertação ou Projecto Final com vista à aquisição do grau de mestre.

    Desenvolvimento de Dissertação ou Projecto Final com vista à aquisição do grau de mestre.