Prof.ª Doutora Paula Lopes

- Departamento de Ciências da Comunicação - Licenciatura Ciências da Comunicação - Mestrado Ciências da Comunicação

Ver curriculum vitae DeGois
plopes@autonoma.pt

Doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL, em 2014, com uma bolsa da Fundação Portuguesa para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Paula Lopes é professora auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL, desde 1996), coordenadora da licenciatura e do mestrado em Ciências da Comunicação desde 2017, investigadora integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, membro do OBSERVARE e co-fundadora do NIP-C@M, da UAL.

Tem vindo a desenvolver investigação em literacia mediática e digital (avaliação de práticas e competências), consumos mediáticos e digitais, e a relação destes com práticas de cidadania (na sua tese de doutoramento explora este tipo de relações e submete-as a prova empírica, questionando “se” e “como” a literacia mediática tem impacto nas práticas de cidadania dos indivíduos).

Paula Lopes é membro da ALFAMED (Rede interuniversitária euroamericana de investigacão sobre competências mediáticas para a cidadania, que junta mais de 50 investigadores de 13 países da Europa e América Latina), ELO (Unidade de Investigação em Estudos do Local), FILM (Fórum Informal sobre Literacia dos Media) e do MILOBS (Observatório sobre Media, Informação e Literacia).

É autora de vários artigos científicos publicados em revistas de referência como a “Communications”, “OBS*”, “Análise Social”, “Janus”, “Media e Jornalismo” e “Estudos em Comunicação”.

Foi jornalista em jornais, revistas e sites informativos, formadora no CENJOR /Centro Protocolar de Formação para Jornalistas), assessora/consultora de comunicação/imagem e programadora cultural.