Prof. Doutor Paulo Enes da Silveira

- Departamento de Ciências e Tecnologias - Licenciatura em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações - Licenciatura em Engenharia Informática - Licenciatura em Informática de Gestão

psilveira@autonoma.pt

É Professor Catedrático na UAL – Universidade Autónoma de Lisboa, desde 2008, tendo sido Coordenador e fundador do Centro de Investigação Autónoma TechLab do Departamento de Ciências e Tecnologias da UAL.
Engenheiro Electrotécnico pela FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, iniciou a carreira docente na Universidade dos Açores, no Departamento de Matemática e no Centro de Cálculo. Como investigador, integrou o LIST-Laboratoire d’Informatique des Sciences de la Terre (1986-88), na Universidade Pierre et Marie Curie (Paris), onde realizou o seu doutoramento em “Informatique”. É também doutorado pela FEUP em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
Enquanto investigador do LIST, desenvolveu actividades de contactos, estudos e conferências na Noruega, em 1987/88, em várias organizações, entre as quais: NCC-Norwegian Computer Centre, Oslo (onde foi criada a linguagem de programação SIMULA, geradora do conceito Orientado por Objectos, por Ole-Johan DAHL e NYGARD, prémios Turing Award); Norsk Data (principal empresa Norueguesa de hardware), Oslo; Simrad (empresa produtora de “sonars”, fabricação de hardware e software, com 80% de mercado mundial); SINTEF – The Foundation for Scientific and Industrial Research at the Norwegian Institute of Technology (onde 1000 investigadores.

Foi também investigador do Centro de Investigação e Cálculo do ISLA (1989-94) responsável por projectos de investigação, em particular: “Implementação da gestão e controlo em tempo real através do computador, de uma Biofábrica” aplicado numa Biofábrica em colaboração com o Departamento de Biologia da Universidade dos Açores.
É “Professional member” do ACM- Association for Computing Machinery, desde 2010.

Dirigiu Departamentos de Empresas em áreas das Tecnologias e foi responsável por outras empresas em áreas da Cultura.

Tem sido Professor de mais de trinta disciplinas em Licenciaturas, DESS (França) e Mestrados, na Universidade dos Açores, na Universidade Pierre et Marie Curie (Paris), no ISLA/Laureate Universities (actualmente Universidade Europeia), na Universidade Lusíada e na Universidade Independente.